segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Entenda sua fatura de cartão de crédito

 

cartao_de_credito

Você é do tipo que recebe a fatura do cartão de crédito e vai pagando? Saiba que sua fatura pode apresentar valores indevidos, como compras não finalizadas, canceladas, fraudes e valores incorretos.

Sabendo disso, aprenda como ler sua fatura de cartão de crédito, o Débito e Crédito lhe dá uma mãozinha, confira as dicas!

· Certifique-se que a fatura realmente é sua

Verifique o nome do titular do cartão descrito na fatura, pois já pensou se você recebe a fatura de outro cliente por engano, e pior ainda efetua o pagamento?

· Observe a data de vencimento

Priorize o pagamento em dia de suas contas, principalmente do cartão de crédito, pois este lhe cobra caro pelo atraso, e depois não adianta chorar.

· Identifique na fatura atual o pagamento da fatura anterior

As faturas sempre apresentam um campo geralmente denominado “Crédito” para identificar o pagamento da fatura anterior, por isso fique esperto e caso não identifique essa informação não perca tempo. Localize o pagamento e entre rapidamente em contato com a administradora do seu cartão de crédito.

· Analise as compras listadas na fatura

Cuidadosamente analise as compras listadas, verifique datas, valores e parcelamentos de compras (se você guarda os comprovantes de compras, está aí uma boa hora de utilizá-los para compará-los à sua fatura), na dúvida entre em contato como a empresa credora ou a administradora de cartões.

· Pagou o mínimo na fatura anterior?

Se optou pelo pagamento mínimo na fatura anterior (lamento dizer: péssima escolha) observe que sobre o saldo devedor a administradora de cartões cobrou juros e demais encargos contratados por você quando da solicitação do seu cartão de crédito. Mesmo assim, reserve um tempo para conferir os cálculos.

· Programa de pontos

Dependendo da operadora de cartões de créditos, é possível acumular pontos a cada fatura, se esse é seu caso, identifique a informação sobre o saldo de pontos a expirar no mês, ou seja, pontos a perder neste mês. Caso haja, providencie a transferência dos pontos às empresas parceiras (TAM Viagens, Smiles, etc.).

Por fim, confira a imagem abaixo para refrescar sua memória sobre os principais campos constantes em sua fatura de cartão de crédito:

entenda-a-conta

Confira também o artigo:

http://debitoecredito.blogspot.com/2010/09/cartoes-de-credito-viloes-ou-aliados-do.html

2 comentários:

  1. Excelente postagem. Isso com certeza deve deixar atento muitos que não ligam para sua fatura e recebem diversas cobranças indevidas, que já virou moda na web...

    Abçs.

    Alison
    http://apginternet.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Alison,

    Obrigado pelo comentário. Como pode observar estamos sem postagens por enquanto, uma vez que estamos trabalhando na montagem de um novo portal de informações sobre finanças. O Débito e Crédito será: www.meudebitoecredito.com.br

    Em breve....

    Abraço,

    ResponderExcluir